Fruto das preocupações relacionadas com a preservação e recuperação do património histórico e cultural existente na vila do forte da Casa bem como da necessidade de assumir uma atenção particular às questões ambientais e da qualidade de vida da população através da intervenção cívica quer em eventos públicos quer em reuniões publicas autárquicas, um conjunto de cidadãos entendeu por bem levar por diante aquele objectivo através da constituição da Associação Cívica "Os Amigos do Forte", fundada em 17 de Janeiro de 2004.
Houve no entanto um período anterior a esta data, desde o ano 2000, em que se desenvolveu todo um trabalho preparatório que proporcionou tal concretização.
Assim a promoção do direito da cidadania, que proporciona a intervenção e influência dos cidadãos na decisão dos órgãos do poder politico, que a todos diz respeito, constitui uma premissa que está na base da nossa constituição, independente em relação a partidos políticos e órgãos do poder.
Com efeito a premissa de independência em relação às instituições referidas, constituem o mote para que a associação seja um espaço aberto ao debate democrático, dos diversos pontos de vista sobre as questões à volta das quais nos debrucemos.
Só através do exercício de uma cidadania activa a sociedade pode perseguir a procura das soluções, que melhor respondam aos anseios dos cidadãos.
Os sócios fundadores desejam que este espaço contribua para esse desígnio.