quinta-feira, 30 de maio de 2013

25 Anos de Portugal Europeu - Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos

 
25 Anos de Portugal Europeu
A economia, a sociedade e os fundos estruturais         
           

«O estudo analisa o desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesas, ao longo dos primeiros 25 anos de integração na União Europeia. Apresenta a evolução de Portugal perante a União Europeia em cinquenta indicadores, analisa os fundos estruturais que Portugal recebeu e faz uma interpretação do caminho percorrido.
Coordenação e Autoria
Augusto Mateus & Associados
            
Projecto
Este projecto de investigação que a sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados realizou para a Fundação Francisco Manuel dos Santos debruça-se sobre o desenvolvimento de Portugal ao longo dos primeiros 25 anos de plena integração na União Europeia.
O desafio foi concretizar instrumentos de reflexão que, sobre um mesmo referencial objectivo de observação e medida, permitissem formar leituras diversificadas e plurais sobre as profundas transformações ocorridas no tempo de uma geração.
O modelo fechado de relatório técnico foi assim evitado para abrir, a cada leitor, a possibilidade de observar a evolução da economia, da sociedade e dos fundos estruturais aplicados no país e de ele próprio traçar o seu roteiro de interpretação destes 25 anos de Portugal Europeu.
                   
Resultados
A obra que resulta deste projecto encontra-se organizada em quatro partes. Nos Olhares, observa-se a evolução da economia e da sociedade desde a adesão à União Europeia. Nos Retratos, cinquenta indicadores sintetizam o desenvolvimento de Portugal face à União Europeia. Nos Fundos, analisa-se o financiamento estrutural disponibilizado a Portugal. Nos Roteiros, são exemplificados caminhos de interpretação que percorrem a informação estatística concentrada em olhares, retratos e fundos.
Para além da sua publicação, disponibiliza-se igualmente uma app interactiva com os principais dados do estudo, que poderá ser adquirida gratuitamente no iTunes para utilização em tablets (Android) e iPad (IOS).
Descarregar Estudo
 

Sem comentários: