sexta-feira, 10 de maio de 2013

Aves e arrozais: gestão integrada de uma paisagem artificial – Colóquio realiza-se neste sábado no EVOA

No próximo sábado, 11 de maio, pelas 10 horas, decorrerá no EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves, localizado na Lezíria Sul de Vila Franca de Xira, o colóquio Aves e arrozais: gestão integrada de uma paisagem artificial. Este colóquio decorre no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Aves Migratórias.
A utilização das zonas húmidas agrícolas pela avifauna aquática tem despertado o interesse da comunidade científica e organizações de agricultores, por razões opostas que importa confrontar.
Os campos de cultivo de arroz são um caso paradigmático de uma dicotomia de percepções, uma vez que, se por um lado desempenham um papel importante na conservação das aves aquáticas, comummente substituindo zonas húmidas naturais desaparecidas, por outro lado as aves podem ter um impacto negativo significativo na cultura do arroz, com danos económicos que importa minimizar.
Este colóquio reunirá investigadores, agricultores, empresários e público em geral com o objetivo de estimular o diálogo sobre a relação entre aves aquáticas e o cultivo do arroz, nas dimensões ecológicas, agronómicas, económicas e sociais.
Consulte o programa aqui
Participe nesta conversa e conheça as restantes atividades preparadas no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Aves Migratórias.
A entrada no colóquio é gratuita, poderá confirmar a sua presença, enviando um email para: evoa@evoa.pt, com indicação do seu nome.
Fonte: http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Aves-e-arrozais-gestao-integrada-de-uma-paisagem-artificial--Coloquio-realiza-se-neste-sabado-no-EVOA?bl=1

Sem comentários: