quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Requalificação da Frente Ribeirinha (actualização)

.
Aprovada a candidatura da CMVFX à atribuição de fundos comunitários (no âmbito do programa POLIS XXI) destinados à requalificação ribeirinha da zona sul do concelho, sem divulgação conhecida e à altura do evento, a Presidência da Câmara procedeu à apresentação do projecto ou projectos subjacentes, no dia 11 de Janeiro (Segunda-feira), no Palácio do Sobralinho, pensamos nós, perante o restante executivo, comunicação social e outros convidados.
.
Para já e como é hábito as informações são escassas, Os Amigos do Forte para além das respostas que obtiveram ao requerimento apresentado em Agosto passado e os elementos publicados nos jornais Público, Vida Ribatejana e O Mirante de nada sabem - algo extensível à esmagadora maioria dos municípes.

Aguarda-se pela apresentação e/ou publicação junto dos cidadãos daquilo que concretamente se irá fazer e, como é claro, pela necessária discussão pública.
.
Com base nos elementos disponíveis, ficamos com ideias genéricas do que se prevê fazer até 2013, ao longo de 7,5 Km's entre Alhandra e a Póvoa: urbanizar e criar pólos empresariais (dois dos maiores perigos e incoerências desta intervenção); criar parques urbanos; criar um centro de interpretação ambiental e observatório de aves no Forte da Casa; dotar a frente ribeirinha de um passeio que permita a mobilidade suave; criar um museu para a pesca avieira e outras equipamentos nesta área.
.
Face à falta de informação, aos perigos que lhe estão subjacentes e à importância ambiental e estratégica desta área, é importante que os cidadãos, organizados ou não em movimentos cívicos, estejam atentos e se juntem aos Amigos do Forte e outras associações preocupadas com o futuro do nosso grande e um dos últimos reservatórios de esperança.
.
Aproveitamos para aqui deixar, outras notícias publicadas neste blogue sobre este tema:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Parlamento inglês organiza cerimónia evocativa do bicentenário das Linhas de Torres

.
Na linha e sequência de outras iniciativas oficialmente desencadeadas por entidades públicas lusas, que procuram destacar e comemorar II Centenário da construção das Linhas de Torres Vedras, o Parlamento inglês parece também não querer deixar passar em claro este importante período da nossa e sua história e da aliança que lhe está subjacente.

De acordo com uma notícia hoje publicada no sítio da Assembleia da República, «o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, participará, em Londres, no dia 18, numa cerimónia evocativa da efeméride, que tem lugar no Parlamento Britânico, organizada pelo All Party Parliamentary Group on Portugal e pelo All Party Parliamantary Group on Wargraves and Battlefield Heritage.

O Presidente da Assembleia da República vai encontrar-se com o Presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, e com a Presidente da Câmara dos Lordes, Baroness Hayman, deslocando-se ao Museu Wellington (Aspley House)».

Aproveite e leia algumas notícias publicadas na comunicação social sobre este assunto:

Assembleia da República Promove Cerimónia Evocativa da Construção dos Fortes e Redutos das Linhas de Torres

.
Por intermédio de uma cerimónia evocativa promovida pela Comissão de Defesa Nacional, que integra a Assembleia da República, a construção dos Fortes e Redutos das Linhas de Torres (destinadas à defesa da 3.ª Invasão Francesa) foi mais uma vez lembrada e desta forma levada ao conhecimento de todos os interessados neste tema e período da história do nosso país.

Esta cerimónia decorreu no passado dia 11 de Janeiro do corrente, tendo contado com intervenções do Presidente da Assembleia da República, do Estado-Maior do Exército, historiadores e da Ordem dos Engenheiros. Com uma duração aproximada de 2 horas e transmissão em directo pelo canal Parlamento (AR TV), o vídeo desta sessão encontra-se disponível no site deste canal. Como tal, não poderiam Os Amigos do Forte deixar de o direccionar e sugerir que assista a esta brilhante cerimónia e documento histórico que o nosso Parlamento nos proporcionou (cliqui aqui para ver o video).

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Comemoração do 6º Aniversário

17 de Janeiro de 2009

O programa deste dia visa estabelecer a ligação entre a recuperação do património e a devolução do espaço urbano aos cidadãos por via da sua qualificação, bem como da fuição do Rio Tejo, que tão perto e tão longe se encontra da história e da vivência do quotidiano dos nossos concidadãos deste concelho de Vila Franca de Xira e em particular da vila do Forte da Casa.

Mais, o programa deste dia, visa concretamente lançar um alerta à reflexão e intervenção cívica que promova junto das entidades a quem cabe a responsabilidade de actuar, uma dinâmica activa (numa dupla perspectiva: preventiva e correctiva), em detrimento do persistente adiamento de acções prácticas que salvaguardam a sustentabilidade do território e meio ambiente onde vivemos.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Iniciativa em Torres Vedras


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Feliz 2010

Caros Amigos, eu sei que já passaram alguns dias da passagem do ano, mas como esta será a primeira mensagem de 2010 neste blog, vou pedir os meus desejos.

Antes de mais saude e paz no mundo. Ok isto é o habitual dizem vocês.

Mas aqui à mais qualquer coisa, talvez a saude não seja apenas física... Ainda no fim deste 2009 tivemos uma conferência do ambiente em Copenhaga, que mais valia não ter havido, calculando os gastos de dióxido para pôr de pé a conferência e levar aquela tropa toda, acho que devemos ter feito mais uma úlcera neste planeta do que qualquer mero curativo, assim saude para o nosso planeta!

E a paz, bem aí é mais complicado, a paz devia ser acabar com as guerras e a fome no mundo, muito bem, se conseguirmos era como um amigo as vezes me diz, IMPECAVEL!!! Mas a paz, devia ser também paz de espírito, pois não posso acreditar que quando alguem fica 6 dias sem luz em casa, porque vêm um "ventinho" e levou o poste, ou têm água até ao tecto, porque as obras de uma qualquer "entidade" foram mal feitas, possa ter paz de espírito.

Assim meus amigos, desejo-vos a todos não Paz e Saude, mas sim o melhor que a vida têm, AMIGOS, pois esses quando faltar a paz e a saude, continuam a lá estar!