quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Onde votar? Qual o n.º de eleitor?

 
Face às alterações profundas introduzidas pela reforma das autarquias locais e à realização próxima de eleições o  Portal do Eleitor informa sobre quais as formas de obter o n.º de eleitor e onde votar:

Para obter esta informação na semana anterior ao acto eleitoral ou referendo, junto da Comissão Recenseadora que funciona na sua junta de freguesia da sua área de residência. Esta informação pode ser também obtida junto das Câmaras Municipais (CM).

Também pode obter esta informação através da Internet em www.recenseamento.mai.gov.pt ou enviando SMS grátis para 3838 (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD
 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Como a tecnologia pode funcionar a favor da transparência pública

 
Transparencia Gencat, criado pelo sistema institucional de autogoverno da Catalunha, é um exemplo de transparência.
 
Este sistema para além de dispor informação sobre a gestão da coisa pública de forma organizada e acessível, agrega um conjunto de informação normalmente dispersa por variadíssimas fontes de informação eletrónica.
 
Um exemplo a seguir, pois a transparência não passa apenas pela mera disponibilização (acesso ou publicação) da informação, mas também está relacionada com a forma como se fornece o acesso aos interessados, ou seja, a transparência está intimamente ligada à nitidez, à exatidão, ao inequívoco, ao límpido, ao ótimo da acessibilidade e perceção.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

"Na AML Vila Franca de Xira e Barreiro são considerados os concelhos com melhores perspectivas para reindustrialização"

 
«Segundo declarações ao jornal «Público» de Maria da Luz Rosinha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira – “está a ser desenvolvido um trabalho na Junta Metropolitana de Lisboa em que há dois municípios com características privilegiadas para a área da indústria” nomeadamente Vila Franca de Xira e o Barreiro.
 
Refere a noticia do jornal «Público» de hoje, dia 6 de Agosto, que os municípios da Área Metropolitana de Lisboa pretendem incluir no próximo Quadro Comunitário de Apoio um programa destinado a incentivar a recuperação de antigos espaços industriais e de criação de novas áreas vocacionadas para a indústria.
 
A Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira refere que foi elaborado um estudo, cujas conclusões serão conhecidas em Setembro, que aponta para os concelhos do Barreiro e Vila Franca de Xira, devido às suas tradições industriais, como sendo os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa com melhores condições para uma nova aposta na industrialização.
 
“Vamos ter um Plano, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio, para, efetivamente, tentar recuperar e incentivas as empresas a instalarem-se em espaços que já foram industriais e estão mortos ou degradados” – sublinha ao Público Maria da Luz Rosinha.»