segunda-feira, 11 de outubro de 2010

(I)Mobilidade em Vila Franca de Xira


Num artigo há dias publicado na comunicação social regional, podíamos ler que Vila Franca de Xira tem mais carros do que pessoas, traduzindo essa metáfora a debilidade ao nível da mobilidade e estacionamento na cidade.

Tendo presente que as questões de mobilidade são, em primeiro lugar, um desafio nacional e que afectam as duas grandes cidades, as cidades envolventes (que formam as áreas metropolitanas) e a esmagadora maioria dos centros urbanos de média dimensão, consideramos fundamental parar para pensar e agir em conformidade não só ao nível local como nacional.

Devemos começar por questionar:

  • Como nos queremos movimentar nas nossas cidades e se movimentam os cidadãos em cidades de país desenvolvidos? Estará o nosso paradigma alinhado com os padrões civilizacionais mais recentes?
  • Vamos continuar a desperdiçar energia, a prejudicar o ambiente, a delapidar a sustentabilidade de tal forma que comprometa o usufruto das gerações vindouras?
  • Para quando uma aposta verdadeira na mobilidade com recurso a meios de transportes suaves?
  • Para quando uma aposta verdadeira no transporte colectivo em detrimento do transporte individual?
  • Para quando uma aposta na criação de uma rede integrada e intermodal de transportes públicos nas cidades e nosso país?
  • Para quando a elaboração, tendo em vista a sua efectiva concretização, de planos de mobilidade?
No caso de Vila Franca, uma cidade pequena (em território e n.º de habitantes) e essencialmente plana:
  • Porque não se aposta na circulação pedonal, ciclomotora e outros meios suaves, pelo menos para as deslocações internas?
  • Para quando a dissuasão do atravessamento atomóvel da cidade e estacionamento de automóveis no centro interior?
  • Porque não se dá prioridade ao peão ou ao ciclista em detrimento do automóvel?
  • Porque não existem bolsas de estacionamento de ciclomotores gratuitas por toda cidade?
  • Para quando não temo um plano (sério) de mobilidade?
  • (...)
Parece ser necessário fomentar a utilização de outros meios de transporte para lá dos tradicionais, passando o papel das entidades públicas pelo desenvolvimento e implementação de soluções que satisfaçam as necessidades das comunidades de acordo com aqueles que são os requisitos de eficiência, de sustentabilidade, do respeito pelo meio ambiente e valorização do bem-estar generalizado, mas também é seu dever informar e trabalhar no campo da formação de uma cidadania mais responsável e atenta aos desafios presentes (logo de futuro).

Sem comentários: