No dia 7 de Julho, a Câmara Municipal de Mafra assinala a conclusão do projecto municipal "Rota Histórica das Linhas de Torres" com a abertura ao público do Forte da Feira (Malveira) e a inauguração do Centro Interpretativo, localizado no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra.
Financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projecto desta Rota tem a participação dos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, que se constituíram na Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres.
Entre 2007 e 2011, foram desenvolvidos projectos de investigação histórica e arqueológica, a recuperação e valorização de obras militares, a construção de estruturas de apoio ao visitante, a par de acções de promoção turística e pedagógica.
Em Mafra foi possível estruturar um conjunto de circuitos de visita, representativos dos 42 fortes existentes no território concelhio: o Circuito da Enxara, o primeiro inaugurado em toda a Rota Histórica (2008), integrando os Fortes da Enxara e a Serra do Socorro; o Circuito da Carvoeira (2009), estruturado na notável obra do Forte do Zambujal, com uma arquitectura única nas Linhas; o Circuito de Mafra (2009-2011), com a valorização do Forte do Juncal e o Centro Interpretativo; e o Circuito da Malveira (2011), centrado no Forte da Feira.
Neste último poderá visitar uma fortificação em plena área urbana, representativa do grande conjunto de obras militares que foram construídas junto da Malveira e Venda do Pinheiro, verdadeiro "Nó das Linhas". Situa-se na "Rua do Forte", junto ao Estádio das Seixas, e o acesso encontra-se devidamente indicado por sinalética rodoviária. O extenso trabalho de arqueologia aqui desenvolvido permitiu pôr a descoberto estruturas complexas completamente ocultas. Destaca-se o paiol, estrutura subterrânea que foi escavada e reconstituída, sendo única em todas as Linhas.
Em Mafra, no Claustro Sul do Palácio Nacional, pode visitar o Centro Interpretativo, onde se reúne informação ao visitante sobre a História da Guerra Peninsular em Mafra e os principais pontos de visita. A área expositiva é complementada com a projecção de um filme denominado "Memórias de Eusébio Gomes (Mafra, 1807-1811)" no qual participaram cerca de 75 figurantes de Mafra, que integraram as Recriações Históricas de 2010.
Propomos que descubra o passado do Concelho de Mafra (e da Europa), associando-se ao programa que marca a conclusão da execução da "Rota Histórica das Linhas de Torres":
17H00 - Forte da Feira, Malveira
- Abertura ao público, na sequência dos trabalhos arqueológicos e de restauro;
- Animação histórica.
18H00 - Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra
- Inauguração do Centro Interpretativo de Mafra;
- Estreia do filme "Memórias de Eusébio Gomes (Mafra 1807-1811)"