O Forte da Casa realiza este ano a sua vigésima festa anual em honra do Sagrado Coração de Jesus, com a particularidade de ser a última vez que a festa se realiza naquela vila enquanto freguesia autónoma, uma vez que no final do ano será unida à vizinha freguesia de Póvoa de Santa Iria.
Este ano as festas voltam a ter os ingredientes de sempre que a tornaram numa referência no concelho, como as esperas de touros, noite da sardinha assada e a actuação de nomes conhecidos da música portuguesa como Pedro Diaz, Quim Barreiros e os Lucky Duckies. O programa é também reforçado este ano com colóquios, workshops e demonstrações das actividades das várias associações da freguesia. As esperas de touros estão agendadas para sábado (01h30), domingo (19h30) e segunda-feira (18h00).
A festa arranca no dia 7 de Junho pelas 12h30 com a missa do dia do Sagrado Coração de Jesus, na igreja da vila. A inauguração das tasquinhas está marcada para as 19h30 na rua Alves Redol, seguida de desfile até ao mercado do Levante, onde também haverá um palco para que os vários grupos da região possam actuar ao longo dos quatro dias de festa. A música só regressa ao Forte da Casa no palco principal da festa, às 22h30, com a realização da “Noite da Juventude”, onde haverá a actuação do grupo de hip hop “Dance Addicted”, seguido da apresentação do projecto de danças “+Forte”. DJ LBarral, DJ Screetch e Pedro Diaz serão os cabeças de cartaz.
O segundo dia de festa arranca às 14h00 com a abertura das tasquinhas, seguido de várias apresentações, no stand da junta de freguesia, por parte do gabinete de atendimento psicológico da freguesia, entre as 15h30 e as 18h00. Serão abordados os temas do papel do psicólogo, os perigos da internet, a importância do brincar, relações mais harmoniosas do casal e a depressão. Às 18h30 arranca na rua Fernando Pessoa o tradicional desfile etnográfico pelas ruas da freguesia com as instituições e colectividades do Forte da Casa. A noite será abrilhantada pelo baile do grupo Prestige, havendo às 22h00 uma demonstração equestre no picadeiro junto às piscinas municipais. Uma hora depois tem lugar a tradicional sardinhada ao longo da rua D. Maria I, seguida de uma largada de touros à 01h30.
Dia 9, domingo, tem lugar o terceiro dia da festa, com uma missa solene às 17h00 seguida de procissão que passará na rua da República, rua dos combatentes, rua da liberdade, rua Alves Redol e terminará na igreja. Às 19h30 há uma segunda largada de touros e o baile à noite será animado por Quim Barreiros (23h00) e conjunto musical Duo (21h30).
O quarto e último dia da festa terá no programa, entre outras actividades, uma largada de touros às 18h00 e um desfile de marchas populares às 21h00, com a presença da marcha do Grémio da Póvoa de Santa Iria, marcha do Centro Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Alhandra e da marcha do Forte da Casa. O fim da festa é marcado pela actuação dos Lucky Duckies a partir das 22h30 e uma sessão de fogo-de-artifício à meia-noite.
Fonte: http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=603&id=92076&idSeccao=10398&Action=noticia