quarta-feira, 26 de junho de 2013

Relatório para o crescimento sustentável - Uma visão pós-troika

 
A Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS), publicou recentemente o seu Relatório para o crescimento sustentável: uma visão pós-troika, um contributo interessante e fundamentado que vem dar um contributo relevante num momento em que se a sociedade portuguesa precisa de consolidar a sua visão de futuro, a forma de se tornar sustentável e independente financeira e economicamente.
 
Pela sua importância não podíamos deixar de encaminhar todos os interessados nesta discussão, seja de forma a participarem na sessões públicas de discussão, seja a aproveitar este trabalho para refletirem criticamente sobre a forma como perspetivam Portugal.
 
Deixamos aqui o texto publicado na página da plataforma e as ligações importantes para descarregar informação, calendário e forma de participação nas sessões de discussão:
 
 
 
«Esta plataforma, constituída em Outubro de 2011, é uma associação independente, sem filiação partidária e sem fins lucrativos, que se comprometeu em produzir um Relatório para o Crescimento Sustentável, no quadro de uma ampla participação pública e do envolvimento de think-tanks e peritos nacionais e internacionais.

Durante mais de um ano, ouvimos dezenas de especialistas nacionais e internacionais, realizámos centenas de reuniões, produzimos milhares de páginas de diagnóstico e de recomendações e beneficiámos da incalculável generosidade do trabalho voluntário dos mais de 400 membros da PCS.

Neste Relatório para o Crescimento Sustentável – Uma visão pós-troika, que agora publicamos, identificamos 27 desafios estratégicos e 511 recomendações que consideramos importantes para libertar o potencial de crescimento de Portugal.

A apresentação deste Relatório é um ponto de partida, não é um ponto de chegada. Após as duas apresentações públicas do Relatório, em Lisboa e no Porto, em Dezembro de 2012, a PCS apresentou o Relatório para o Crescimento Sustentável aos Órgãos de Soberania, em audiências com o Presidente da República, a Presidente da Assembleia da República e o Primeiro-Ministro.

No arranque de 2013, o Relatório foi já apresentado ao Conselho Económico e Social, estando também em curso a sua apresentação aos grupos parlamentares, às centrais sindicais e às confederações patronais.

Ao longo de todo o ano 2013 estamos empenhados em promover um amplo debate, a decorrer de um modo descentralizado por todo o território nacional. Essa discussão pública inspirar-nos-á a melhorar as nossas propostas.

O Relatório publicado representa a nossa visão mas estamos interessados em torná-la mais nítida, beneficiando do contributo de todos.

Estão já agendadas, para os próximos 3 meses, várias sessões públicas de discussão das 511 recomendações formuladas no Relatório para o Crescimento Sustentável. Consulte aqui o Calendário destas Sessões.

Veja aqui os vídeos da Sessão de Lançamento

Conheça aqui o Relatório:

- Sumário-Executivo
- Versão integral»
 

Sem comentários: