quarta-feira, 22 de março de 2017

Balanço | Sessão Púclica | Central Nuclear de Almaraz


Decorreu na passada sexta-feira, dia 17 de janeiro de 2017, a sessão sobre a Central de Almaraz e suas consequências para o nosso país. Cerca de duas dezenas e meia de cidadãos assistiram a uma sessão esclarecedora, informada e em que o debate emergiu de forma animada após as intervenções dos convidados.
 
O painel, composto pelo eurodeputado José Faria, o ativista nuclear António Eloy e o Eng.º químico especialista em nuclear António Redol, foi unânime quanto aos perigos para as populações vizinhas da central (nomeadamente Portuga)l e para o Rio Tejo, bem como sobre os problemas que a central vem evidenciando, explicados pelos sucessivos incidentes e até acidentes (54 registados, sendo que parou por emergência 32 vezes e 3 vezes para manutenção), os quais, a extensão do prazo (de 35 para 40 anos) de funcionamento da central vem potenciar.

Concluiu-se que a gestão da energia nuclear a nível europeu está subjugada a interesses, nomeadamente económicos (no caso, a central gera cerca 161 milhões de lucro anuais), de cada país e não existe uma verdadeira política europeia de energia, muito menos para gestão (leia-se desmantelamento) da energia nuclear.

Foram muitas as observações e questões vindas da plateia, apesar de composta, mas tendo em conta o interesse do tema e qualidade do painel, fica uma vez mais aquém de uma cidadania participativa.

Um agradecimento a todos os intervenientes presentes e à Junta de Freguesia pela cedência do espaço.

Sem comentários: