terça-feira, 11 de novembro de 2008

“Rota Histórica das Linhas de Torres” - Inauguração do Circuito da Enxara

No próximo dia 22 de Novembro, assinala-se a abertura ao público do primeiro circuito (da Enxara) de visita no âmbito da “Rota Histórica das Linhas de Torres”, integrando três locais na freguesia da Enxara do Bispo. Participe nas visitas guiadas gratuitas, organizadas pela Câmara Municipal de Mafra.

Local de concentração dos participantes
Serra do Socorro (ligação gratuita em autocarro, ida e volta, aos Fortes da Enxara)

Horários do início das visitas
11H45; 14H30; 15H00; 15H30


«Nos inícios do século XIX, toda a Europa está em guerra… Em Portugal, na sequência da segunda campanha de invasões napoleónicas, o duque de Wellington tece uma estratégia defensiva que previa a construção de três linhas de redutos, armados de peças de artilharia, reforçando os obstáculos naturais entre o Tejo e o Oceano Atlântico. O trabalho decorreu em segredo absoluto: sob o comando inglês, milhares e milhares de camponeses portugueses trabalharam na construção de 152 fortes. O empreendimento resultou na derrota francesa.

Passados dois séculos, restam os vestígios materiais destes confrontos, dispersos pelos Municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Os referidos municípios encontram-se agregados na Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres que promove o projecto “Rota Histórica das Linhas de Torres”, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Mecanismo Financeiro do Espaço Europeu. Este projecto inclui não só a recuperação de cerca de três dezenas de redutos, como também a realização de acções de divulgação e animação, estruturando uma rota turístico-cultural.

Com a abertura do Circuito da Enxara, disponibilizam-se à fruição do público os primeiros locais de visita, nomeadamente:

Serra do Socorro (Povoado pré-histórico, Ermida Manuelina, Estação de Sinais da 3.ª Invasão Francesa) - No espaço onde foi implantado o posto central de comunicações do exército anglo-luso, permitindo a transmissão de mensagens com grande rapidez ao longo das linhas, pode visitar o provável local onde se encontrava o telégrafo, observar a sua réplica e ainda visitar o Centro de Interpretação (para saber mais sobre a história milenar da Serra do Socorro e os sistemas de comunicação utilizados durante as Invasões Francesas).

Fortes da Enxara (obras 28 e 29) - Nestes redutos situados entre a Enxara do Bispo e a Enxara dos Cavaleiros, tendo como objectivo estratégico a defesa da estrada Torres Vedras – Montachique, apoiando o Quartel-general de Lord Wellington (Pêro Negro), pode observar a tipologia arquitectónica e compreender o sistema defensivo».

Nota: a informação aqui disponibilizada foi colhida no sítio electrónico da Câmara Municipal de Mafra (http://www.cm-mafra.pt/cultura/noticia.asp?noticia=1126).

Sem comentários: