terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Síntese da comemoração do 7.º aniversário

.
No passado dia 23 de Janeiro de 2011, Os Amigos do Forte comemoraram o seu 7.º aniversário. Apesar do intenso frio e vento que se fizeram sentir, as duas dezenas de “amigos” que marcaram presença na comemoração desta efeméride e aproveitaram para participar no programa por nós delineado não se fizeram rogados, com determinação e entusiasmo venceram as adversidades que o clima resolveu colocar.

Pouco passava das 9 horas e 30 minutos quando no interior do recém-inaugurado Centro Interpretativo para as Linhas de Torres do nosso concelho, localizado no interior do reduto n.º 38 (Forte da Casa), o técnico do museu municipal, Dr. Paulo Silva, deu inicio a uma interessante e pormenorizada alocução sobre a 3.ª Invasão Francesa, os pormenores de edificação das linhas, a vida à época e alguns interessantes episódios e estórias que atravessaram os tempos.

Após assistirmos a uma projecção vídeo que detalha a localização e função dos principais redutos, assim como dá uma panorâmica global das linhas, foi a vez de fazer uma visita acompanhada ao reduto n.º 38. Terminada a visita, daqui se partiu em autocarro para o núcleo da Serra da Aguieira (redutos n.ºs 40, 41 e 42). Percorridos os cerca de 1000m que separam a estrada nacional da elevação onde se encontram os fortes, com um enquadramento idílico, dada extensa e rica paisagem que ali se consegue observar, conseguimos também ter uma nítida noção no terreno da forma como se estendia e organizava a 2.ª linha (começava junto ao Rio Tejo no Forte da Casa e depois se estendia por Bucelas, Montachique até à zona de Mafra), bem como se avistaram alguns redutos da 1.º linha.

Depois de uma palestra rápida, dado o intenso vento, cumprido o percurso de regresso ao autocarro houve ainda tempo para visitar a exposição “A Escola no Estado Novo”, no núcleo museológico de Alverca, terminando a manhã com um almoço comemorativo, no qual tivemos o prazer de contar com os responsáveis dos órgão sociais da nossa associação (Manuel Marina e António Isidoro), e fizeram também questão de se associar a esta iniciativa o Senhor Vereador João de Carvalho e o Coronel José Geraldes.

Agradecemos a todos os associados e cidadãos a presença, assim como à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira ao garantir a presença do especialista que nos acompanhou, ficando o compromisso de multiplicar estas primaveras e iniciativas por muitas mais.

Em tempo: prometemos disponilizar nas próximos dias algumas fotografias deste dia.

Sem comentários: