«Populares, autarcas e associações do concelho de Vila Franca de Xira já se manifestaram contra a construção de armazéns prevista para a zona conhecida como as salinas de Alverca, junto à ETAR da cidade, que pode colocar em causa um espaço de nidificação de aves considerado único.
A aprovação da operação de loteamento no lugar de Verdelha e Drogas estava na ordem de trabalhos da última reunião de câmara, 22 de Agosto, mas acabou por ser retirada já que a Coligação Novo Rumo, representada maioritariamente pelo PSD, exigiu ver o relatório resultante da participação da consulta pública.
O cidadão Fernando Neves de Carvalho, conhecido pela frequente participação cívica, questionou a câmara sobre o atraso da afixação do edital na Junta de Freguesia de Alverca chamando ainda a atenção para a necessidade de proteger uma área que integra um importante ecossistema natural da Área Metropolitana de Lisboa.
Os vereadores da CDU lamentam que o PS não acolha nenhuma das sugestões propostas pelas entidades de defesa do ambiente para as salinas de Alverca já que aquele é um territóro único que deverá ser preservado.Os eleitos consideram que o protocolo de cedência dos terrenos para a instalação da ETAR de Alverca não pode significar a aquisição de direitos para loteamentos futuros.
A CDU sublinha que caso prossiga este processo a câmara violará o seu próprio PDM, que classifica aquele solo como estrutura ecológica urbana, isto além de afrontar a legislação nacional ambiental.»
Jornal O Mirante
Sem comentários:
Enviar um comentário