quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Jaime Gama exalta "bons exemplos do passado" na inauguração do Centro Interpretativo do Forte da Casa

.
«(...) Na inauguração do Centro Interpretativo do Forte da Casa, concelho de Vila Franca de Xira, no âmbito das Comemorações do Bicentenário das Linhas Defensivas de Torres Vedras, questionado pelos jornalistas sobre se os exemplos do passado deverão servir para dar força aos portugueses nos dias de hoje, o presidente da Assembleia da República defendeu que os bons exemplos são sempre um estímulo para o presente e para o futuro e o esforço demonstrado para fazer estas Linhas de Torres, para as defender e o esforço gasto nos combates que aqui se travaram é a demonstração que nós os portugueses temos uma tempra rija.

Jaime Gama considerou fundamental a criação do Centro Interpretativo do Forte da Casa e as intervenções realizadas no âmbito da Plataforma Intermunicipal das Linhas de Torres, que integra os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Sobral do Monte Agraço, Mafra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. Conhecer o passado histórico de uma região é de grande relevância para as gerações atuais e futuras e as escolas devem investir em todo este conhecimento, disse.

O objetivo da Plataforma é a gestão integrada do conjunto patrimonial das Linhas de Torres, um conjunto de fortificações que o general inglês Wellington concebeu, em 1809, para a defesa de Lisboa às invasões francesas napoleónicas.

[Acrescentou a esperança que a] intermunicipalidade contribua para revitalizar a potencialidade desta zona na atração de um turismo de qualidade que permita valorizar as rotas históricas e a gastronomia, o conhecimento e as opções de lazer para a população da Grande Lisboa”, concluiu
». (Fonte: Jornal O Destak)
.
Seria fundamental que as ilações e esperanças do Sr. Presidente da Assembleia da República tenham corporização e aplicação no terreno no que diz respeito ao concelho de Vila Franca. Assim queira a Câmara Municipal colmatar, com o apoio neste preciso recurso, o forte défice de investimento no domínio da Cultura e Património.

Sem comentários: