domingo, 5 de dezembro de 2010

"Os Automóveis são os Donos das Cidades"

.
No passado dia 24 de Outubro, o jornal Público, publicou na sua edição online uma interessante entrevista ao especialista espanhol em ecologia urbana, Francisco Cárdenas (clique aqui para aceder) na qual é feito um diagnóstico alarmante sobre a pressão que a excessiva dependência do autómovel o espaço público.

Para termos uma ideia desse avanço e da batalha que temos de travar, o referido especialista afirmou que «nas cidades actuais os automóveis privados já ocupam cerca de 70 por cento do espaço público. Um dia, isto será insustentável. Em Espanha, há cidades que já mudaram radicalmente. Portugal está a tentar».

Acrescentou que «agora, nas cidades, há peões ou condutores: não há cidadãos. Após enunciar alguns modelos de sucesso, como o da cidade de Barcelona, os passos dados nos últimos anos em Portugal e aquilo que há a fazer, quando o jornalista lhe perguntou que parte cabe ao cidadão neste processo, respondeu: «cabe a parte de reivindicar a cidade para si, de reivindicar o direito de sair à rua sem medo de ser atropelado, de poder caminhar numa cidade com qualidade de ar, sem ruído excessivo. É preciso consciencializarem-se de que não podem circular por todo o lado e ainda ter tudo».

Lutemos por um espaço que é nosso e façamos recuar o avanço dos automóveis, reconquistando espaço para as pessoas, construindo assim uma cidade ecologicamente sustentada, civilizada e humana.

Sem comentários: