domingo, 5 de dezembro de 2010

"Prós e Contras" (RTP1) Debate Cidadania

.
Amanhã, Segunda-feira (dia 6 Dez.), o programa "Prós e Contras" da RTP1, dirigido por Fátima Campos Ferreira, irá discutir um tema que nos diz muito: a cidadania.

O debate terá como pano de fundo os tempos de crise e, entre medidas de austeridade, o designado maior programa de debate da televisão portuguesa dará voz aos portugueses. Isto é, procurará ouvir a sociedade civil, as suas visões e propostas do cidadão comum.

Diz o ditado "que mais vale tarde do que nunca", no entanto, cumpre frisar que este debate, que irá ocorrer numa televisão que é pública, vem um pouco tarde. Após anos a fio a ouvir, dar voz e minutos àqueles que nos governam, só agora o Prós e Contras vem convidar a outra face do sistema, o destinatário das políticas públicas (que são também parte activa na sua definição), isto é, só agora o cidadão é convidado a manifestar a sua opinião e entendimentos sobre a gestão da coisa pública.

Este envolvimento nos assuntos da comunidade não deve apenas surgir em tempo de crise, deve ser uma prática corrente, constante e profundamente enraizada no seio da classe política e da sociedade civil.

Um debate, apesar de tudo, a acompanhar.

Sem comentários: