domingo, 10 de julho de 2011

Mafra - Centro interpretativo e circuito criados para promover Linhas de Torres

13432A Câmara de Mafra inaugurou o Centro Interpretativo das Linhas de Torres e um circuito de visitação para levar os turistas a conhecerem o conjunto de fortificações construídas há 200 anos para defender Lisboa das tropas francesas.
O centro interpretativo, a ser inaugurado no claustro sul do Palácio Nacional de Mafra junto ao Turismo, é dedicado às forças militares em presença que há 200 anos usaram o palácio como quartel-general, explicou à agência Saldanha Lopes, assessor para a Cultura da autarquia
No centro, os visitantes podem encontrar um conjunto de painéis explicativos sobre os generais que comandaram os vários exércitos, a história do palácio durante o período da ocupação francesa e as características das forças militares.
No mesmo espaço, a autarquia estreia um filme sobre as memórias de Eusébio Gomes, um almoxarife que anotou diariamente tudo o que se passou nesse período das Guerras Peninsulares, que integra os conteúdos multimédia do centro.

ROTA HISTÓRICA DAS LINHAS DE TORRES
Num contexto em que chegam ao fim as intervenções no sentido de recuperar e valorizar o património da Rota Histórica das Linhas de Torres, abre ao público o último circuito de visitação que faltava.
Trata-se do Circuito da Malveira, integrado no Forte da Feira, um dos 43 fortes das Linhas de Torres localizados no concelho e que, após trabalhos arqueológicos de recuperação e valorização, é também inaugurado.
Luís Saldanha Lopes disse que os trabalhos arqueológicos permitiram pôr a descoberto pederneiras, um paiol em alvenaria com um sistema de drenagem de águas bastante evoluído e restos de madeiras, que terão pertencido aos estrados onde estavam assentes os canhões.
Durante o percurso, os visitantes encontram painéis informativos sobre a importância de cada um dos fortes integrados no circuito de visitação, um dos quatro existentes em Mafra pertencentes à Rota História das Linhas de Torres, a par dos circuitos da Enxara, da Carvoeira e de Mafra.
As Linhas de Torres designam o conjunto das 152 fortificações construídas nos concelhos de Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira sob a orientação do general inglês Wellington, comandante das tropas luso-britânicas no período das invasões francesas, para defender Lisboa das tropas napoleónicas.
O projeto intermunicipal foi financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.

Fonte: http://www.radioocidente.pt/noticia.asp?idEdicao=158&id=21130&idSeccao=1488&Action=noticia

Sem comentários: