sábado, 8 de dezembro de 2012

Imagens da inauguração do EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves




Deixamos aqui a ligação a algumas imagens do jornal O Mirante, da inauguração do  do EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves, localizado em Vila Franca de Xira, na Ponta da Erva, concretamente na margem esquerda do Rio Tejo, adentro do Parque Natural do Estuário do Tejo.




Deixamos igualmente os esclarecimentos prestados pela CMVFX sobre o espaço:   

«Localizado no coração da mais importante zona húmida de Portugal, o estuário do Tejo, o EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves -, inaugurado no dia 1 de dezembro de 2012, permite que os visitantes conheçam e desfrutem do património único, existente entre a lezíria e o estuário do Tejo.



No EVOA estão integradas três zonas húmidas de água doce, num total de 70 ha. Estas lagoas são muito importantes para as aves, sendo utilizadas como área de refúgio ou mesmo como local de nidificação. De modo a garantir a tranquilidade das aves e a maximizar a experiência e conforto na visitação, estão disponíveis três observatórios nas margens das lagoas, diversos pontos de observação camuflados e um Centro de Interpretação.

O Centro de Interpretação, para além de acolher os visitantes, convida-os a conhecerem a exposição permanente - EVOA, onde o mundo encontra o Tejo - e a participarem em diversas atividades complementares à observação de aves.

Mas a experiência começa ao entrar na Lezíria Sul de Vila Franca de Xira: no contraste entre paisagens, na conjugação da tradição com a inovação e, é claro, na variedade de espécies que se alimentam ou refugiam nas valas, campos agrícolas e pastagens da lezíria, dando as boas vindas a todos os que percorrem este espaço fascinante!

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira é parceira do projeto EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves, no âmbito do protocolo com cinco parceiros - Aquaves, ABLGVFX, CL, ICNF/ RNET e LPN, sendo o projeto financiado pela BRISA e FEDER (QREN – POR Lisboa) através da Medida “Gestão Ativa de Espaços Protegidos e Classificados”.

Para mais informações visite www.evoa.pt
»



Sem comentários: