segunda-feira, 30 de julho de 2012

Nota de Imprensa - Projecto de licenciamento nas salinas de Alverca


Localização IBA ameaçada

Mais uma vez, no concelho de Vila Franca de Xira, parece estar a preparar-se uma ofensiva nefasta sobre uma área que deveria estar ao abrigo de qualquer tentativa de agressão ambiental.

As salinas de Alverca, uma área onde habitualmente reside uma diversidade de espécies de aves, com uma importância tal que ostenta a classificação de IBA (Area importante para as Aves), encontra-se hoje ameaçada com o prenúncio de um projecto de instalação de um núcleo logístico, de determinado grupo económico ao abrigo de um compromisso com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. O licenciamento de tal projecto destrói uma biodiversidade e um potencial turístico que urge preservar.

No actual PDM, a área é considerada estrutura ecológica urbana e não deixa de ser no mínimo estranho que a autarquia, venha dar o dito por não dito e pretenda agora desafectar a área daquela classificação.

A pretexto do contributo que tal projecto poderá eventualmente traduzir em desenvolvimento económico para o concelho, atropela-se o que é considerado importante preservar ambientalmente.

Se o desenvolvimento económico é importante, não é menos a sustentabilidade ambiental no quadro de um ordenamento territorial que no presente e no futuro assegure qualidade de vida aos cidadãos contribuintes que são postos à margem de decisões que a todos afecta, menos aos que sem qualquer esforço de análise e preocupação quanto a alternativas menos penalizadoras, pretendem passar por cima da própria legislação.

No passado, diversas organizações ambientalistas e cidadãos anónimos desenvolveram esforços para preservar aquela área e mantê-la protegida e não é lícito que se pretenda agora nos gabinetes autárquicos passar por cima de compromissos anteriormente assumidos.
Porque razão para uns o compromisso é válido e para outros não?

A Associação Cívica “Os Amigos do Forte” manifesta publicamente a sua preocupação sobre mais esta ameaça que se pretende levar por diante e voltaremos ao assunto assim que dispusermos de mais pormenores sobre esta questão, manifestando desde já para conjuntamente com outras organizações e concidadãos que ponham em causa esta acção da Câmara, desenvolver todos os esforços com vista a travar este atentado.

Associação Cívica “Os Amigos do Forte”

Julho de 2012

Sem comentários: