terça-feira, 31 de julho de 2012

Novo parque ribeirinho liga Alverca a Póvoa de Santa Iria

O novo parque ribeirinho entre Alverca à Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, terá seis quilómetros de extensão e permitirá aos utilizadores caminhar, andar de bicicleta, pescar e observar aves. O estudo prévio foi apresentado aos vereadores da Câmara de Vila Franca de Xira na última reunião do executivo. As obras inserem-se numa candidatura apresentada a fundos comunitários para requalificar a zona ribeirinha a sul do concelho.
O projecto assenta num conceito de estruturas verdes, ecológicas e de reaproveitamento dos caminhos existentes. A ideia é ligar a estação de comboios de Alverca à praia dos pescadores e ao futuro parque urbano da Póvoa de Santa Iria. Através de uma passagem superior pedonal será também possível o acesso a Forte da Casa. Ao todo, segundo Luís Ribeiro, arquitecto encarregado do estudo, estarão disponíveis 4,7 hectares e seis quilómetros de trilhos ao serviço da população. "Desde Janeiro que temos estado no terreno a preparar este estudo e temos sempre encontrado pessoas que já usam estes trilhos. É muito interessante", observou Luís Ribeiro.
Junto à praia dos pescadores está prevista a criação de um parque de merendas e uma zona de recreio e lazer. Um centro de interpretação da paisagem irá nascer num conjunto de contentores que actualmente se encontram abandonados no local. "Irão ser reciclados e no local deverá nascer também uma zona de apoio com cafetaria", avançou. Por se tratar de um estudo prévio o projecto não tem ainda um valor definido mas o que foi apresentado agradou aos eleitos municipais. Ainda este ano, recorde-se, o município apresentou também o estudo prévio do novo parque urbano da Póvoa de Santa Iria.
Fonte: http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=&id=52772&idSeccao=479&Action=noticia

Sem comentários: