sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sobral de Monte Agraço: Autarquia inaugura Centro Interpretativo das Linhas de Torres

A presidente da Assembleia da República inaugura no sábado o Centro Interpretativo das Linhas de Torres de Sobral de Monte Agraço, para dar a conhecer os acontecimentos históricos ocorridos na região aquando das invasões francesas.

"Trata-se de um investimento de grande importância, porque vemos neste centro e na Rota Histórica das Linhas de Torres, a alavanca para atrair turistas ao concelho, que não tem praias ou outros motivos de atracão turística", afirmou à agência Lusa o vice-presidente da câmara, José Alberto Quintino.

Situado no local onde há mais de 200 anos ocorreu o principal embate militar, conhecido por "combate do Sobral", o centro resulta de um investimento de 200 mil euros, comparticipados pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, constituído pela Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Através de painéis explicativos e de conteúdos multimedia, o novo espaço faz um enquadramento geral das invasões francesas em Portugal e das Linhas de Torres para depois destacar acontecimentos, personagens, locais e edifícios que marcaram a região, como o Forte do Alqueidão, considerado pelos arqueólogos o quartel-general de Wellingnton, comandante das tropas luso-britânicas.

O centro expõe ainda uma maqueta que recria o funcionamento do telégrafo, o sistema de comunicações usado na altura, e artefactos militares descobertos no concelho, desde armas, espadas, fardas militares, balas de canhão e até um livro manuscrito à época com informações sobre a toponímia, caminhos existentes e técnicas de ataque e de defesa.

"Descobrimos que existia uma farda só para os militares que estavam no Sobral", especificou o autarca.

O Centro de Interpretação das Linhas de Torres, aberto ao público diariamente exceto às segundas-feiras, é o culminar de várias obras efetuadas, depois da recuperação de vários fortes no concelho.

Esse investimento deu origem à criação de vários percursos de visita, entre os quais o Circuito do Alqueidão, que integram a Grande Rota das Linhas de Torres, cuja plataforma intermunicipal aguarda financiamento para a divulgar nos roteiros turísticos e para criar pacotes de visitas para atrair turistas à região.

As Linhas de Torres designam o conjunto das 152 fortificações construídas em Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, sob a orientação do general inglês Wellington, no período das invasões francesas, para defender Lisboa das tropas napoleónicas entre 1807 e 1814.

Fonte: http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/1204785

Sem comentários: